23/04/2024 17:27

O que é?

O “UFSC com as Aldeias” promove e articula iniciativas conjuntas entre os povos indígenas e a Universidade, em áreas de seu interesse, fortalecendo a autonomia desses povos e contribuindo à preservação de seu modo de vida, em respeito a seus valores e sua cultura.

O projeto é uma ação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com instituições governamentais e não governamentais, conduzida por estudantes indígenas, professores e técnicos da Universidade.

Como atuamos?

1. Construção coletiva, com protagonismo indígena: as iniciativas são construídas coletivamente, tendo lideranças e estudantes indígenas como protagonistas, junto com professores e técnicos da Universidade

2. Participação indígena: As ações de extensão devem ser integradas majoritariamente por estudantes indígenas, de forma a verem ‘sentido’ na formação construída na Universidade

3. Autonomia e autodeterminação: as ações devem promover a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas, respeitando seus valores, inclusive o de que não têm uma relação de propriedade privada da terra, mas de pertencimento, e não estão acostumados à exploração do trabalho humano.