Cultura e educação

Ação: Diálogo entre estudantes indígenas secundaristas e universitários

Esta ação promove rodas de conversa nas escolas indígenas sobre a a Universidade, com participação de estudantes indígenas universitários, secundaristas, professores indígenas e não indígenas, além de lideranças.

  • O diálogo busca amortecer o choque cultural vivido pelos estudantes nessa profunda transformação que é ir à Universidade, transmitindo a visão do próprio estudante indígena sobre essa caminhada, em que enfrentam separação da família, viver entre os não-indígenas, comer novos alimentos, morar em outros lugares.
  • Procura também envolver as lideranças e professores nessa caminhada, para lidar com o perigo do apagamento cultural na vida entre os não indígenas.

Encontro na Escola Laklãnõ. Foto: Vinicius Tukun Camlem Mongconán

Os primeiros encontros foram realizados na Escola Laklãnõ, na Terra Indígena Laklãnõ-Xokleng, em Santa Catarina, em novembro de 2022 e fevereiro de 2023.

A interação com o povo Xokleng tem contribuído para abrir novos caminhos aos jovens, que geralmente terminam o ensino secundário e se tornam trabalhadores de salários baixos e precários nas plantações de tabaco, madeireiras e confecções da região de José Boiteaux e Ibirama. Nas visitas dos universitários, os jovens conhecem outros futuros possíveis, em diálogo sempre respeitoso com professores indígenas, lideranças e anciãos, fortalecendo sua autonomia. Ao mesmo tempo, professores não indígenas paulatinamente têm conhecido melhor a realidade indígena, incorporando à docência a difícil tarefa de construir espaços interculturais de aprendizado.